agosto 23, 2012

Penalizações e despenalizações

Saudações Vermelhas e Brancas!


Começou a palhaçada nacional...com o nome verdadeiro, Campeonato Nacional.

Tudo bem na entrega e na atitude da equipa, pena os erros próprios que faz parte do jogo.

Mas a mensagem com que ficamos desta primeira jornada da "palhaçada nacional", vai no sentido de a competição não ser justa.

Apesar de só ter visto um jogo (2 equipas), foi o suficiente para perceber que penalizações vestem de vermelho e branco, e despenalizações qualquer outra equipa por mais competente que seja.

É que se falássemos de probabilidades, teríamos outros números.

Mas já que despenalizaram o jogador que erradamente foi expulso e muito bem penalizaram o correto. Visto ser essa a verdade do jogo. Dá a ideia que o SL Benfica foi beneficiado.

E dois anos depois de termos ganho o último título não queremos dar "voz" às nossas razões para penalizar os agentes do jogo que vistas as coisas decidiram mal, marcaram o que não existiu.

Basta de atitude passiva, o que se passou no Estádio da Luz contra o SC Braga, foi duma dualidade de critérios evidente.

Mas se 4 agentes com responsabilidades, com  8 olhos não viram o que milhões de pessoas viram, porque é que só se ajusta o castigo aos jogadores? Então estes agentes pagos para ver todos os lances, vão-se enganar e não lhes vai acontecer nada...

Este é o erro mais grave de uma equipa de arbitragem, se eu fosse dirigente do SL Benfica não ficava calado até que os senhores que estiveram a apitar aquele jogo ficassem 5 jornadas a descansar e a refletir que talvez seja melhor estarem mais atentos às jogadas e menos recetivos a sugestões.

Por outro lado, vê-se outra penalização feroz para a verdade desportiva num dos mais escandalosos golos roubados ao SL Benfica, quando se vê naquele lance, que o guarda-redes Beto não salta, o Cardozo toca-lhe mas sem falta, e até é o SC Braga a fazer autogolo, uma das maiores vergonhas a que assisti nos últimos anos.

Outro aspeto importantissimo e que importa referir, foi o teatro do guarda-redes, no lance com o Cardozo, onde é ele que provoca o contacto e é Cardozo que leva amarelo, onde está a penalização do Beto e a despenalização do Cardozo, os lances devem ser todos analisados, não só alguns...

Mas estão à espera de ser roubados todas as jornadas e no fim ser campeão?

Então não podemos deixar passar um único erro que nos prejudique, porque esse esquema indiretamente beneficia terceiros, que até podem nem ser melhores, temos como exemplo os últimos anos.

Temos que ir à luta e jogar para GANHAR já no próximo jogo como manda a tradição!

0 comentários: