julho 12, 2012

Propaganda? Não obrigado!

Saudações Vermelhas e Brancas!
Propaganda? Não obrigado!


A época desportiva 2011-2012 acabou (mas no início da próxima ainda existem as supertaças referentes a esta época). Para a análise global desta época 2011-2012, podemos fazer um balanço, sem ser muito injustos com a prestação de cada modalidade, não irá ser um jogo que pode fazer passar a opinião dos restantes 50, 60 ou 70 jogos de cada equipa.


Após análise à performance desportiva do SL Benfica, ou seja, às modalidades que pratica, às competições que participou, e as vitórias que obteve, tivemos um desempenho de 39,375% de sucesso, de vitórias.


São considerados o atletismo, o andebol, o basquetebol, o hóquei em patins, o futebol, o futsal, o rugby, o voleibol. O critério? Jogam todos na primeira divisão nacional. Devido à grandeza do clube, este exercício de analisar todo o clube pela percentagem de sucesso, é um pouco redutora, mas é a realidade, leva a que não se possa pensar que está tudo bem  no “universo” SL Benfica, ainda há um longo caminho a percorrer para atingir patamares de sucesso a condizer com a grandeza do clube.


Temos que perceber que não se pode observar só os títulos, mas também os títulos, realmente o verdadeiro sentido de uma análise de uma época inteira, na globalidade do clube.


O motivo que me leva a mostrar números, é querer participar (como a maioria de nós), e que se consiga um registo melhor. É por querer única e exclusivamente que o SL Benfica trabalhe cada dia que passa mais e melhor, um contributo ao melhor desempenho na próxima época, “aprender com os erros do passado, fazer as correções do presente, teremos de certeza títulos no futuro”, e esta é meta para além dos objetivos concretos das equipas, é por aqui que o SL Benfica tem que começar, a eliminar fraquezas imediatamente, e ter uma sede insaciável de melhorar e aprender.


Como o SL Benfica quando joga para ganhar títulos, não joga sozinho, tem direitos e deveres iguais perante todos os adversários, também os adversários têm os mesmos direitos e deveres, logo quando existe um jogo no campeonato, ou na taça, ou seja lá onde for, se existe um clube prejudicado num jogo, não existe só o adversário direto a ser beneficiado, são todas as outras equipas, mesmo não estando no mesmo jogo, mas estão no mesmo campeonato, ou na mesma competição, logo, o que beneficia um, prejudica os outros todos. Duvido que os clubes do campeonato fiquem contentes por serem prejudicados 5 a 10 vezes, com o beneficio da ordem contra o SL Benfica, duvido mesmo.


Ao SL Benfica compete falar sempre que se justifique, se ficar calado, vai contribuir para jogos viciados. O SL Benfica tem que fazer uma entrada seja para defender quem for, se houver dúvida na verdade desportiva, nem pode continuar a deixar apitar quem sabe, mas nunca consegue fazê-lo como deve ser quando apita o SL Benfica, seja quem for, são milhões de opiniões contra uma pessoa, não se pode dar sequer a hipótese de novo erro, na alta competição, a atitude passiva contra crimes desportivos, é desleixo e falta de profissionalismo.
Hoje em dia são detalhes que decidem competições, e não mostrar o nosso ponto de vista, quando somos beneficiados ou prejudicados, mas sempre, sempre que haja um jogo, tem que existir uma comunicação mais objetiva, ambiciosa e verdadeira, ou ficamos à mercê daquilo que às vezes temos conseguido mais vezes, o vice-campeonato, o segundo lugar.


Não será preciso explicar, o que é o SL e Benfica, para saber que o segundo lugar nunca vai deixar um Benfiquista contente, nem será preciso esclarecer que no SL Benfica joga-se mesmo para  GANHAR, seja onde for, seja contra quem for. Nesta perspetiva, “o bom é ganhar tudo, o ótimo é ganhar mais que uma vez seguida”.


Olhando então para os títulos que conseguimos ganhar, podemos fazer várias abordagens, a perspetiva não pode deixar de considerar o peso que a modalidade futebol tem no clube (a verdadeira alavanca), se fosse meramente contabilistico, podia alegrar algumas mentes, mas seria verdadeiramente pouco realista.


Os títulos de 2011-2012 nacionais ou internacionais vistos de uma forma contabilistica foram os seguintes:

Futebol [2]
 Taça da Liga
 Iniciados

Basquetebol [5]
 Campeonato nacional
 Trofeu António Pratas
 Campeonato Sub-20
 Campeonato Sub-18
 Campeonato Sub-16

Hoquei em Patins [2]
 Campeonato nacional
 Taça Continental  Europeia

Futsal [3]
 Campeonato nacional
 Taça de Portugal
 Supertaça

Voleibol [2]
 Supertaça
 Taça de Portugal

Atletismo [13]
 Campeonato pista coberta - Masculino
 Campeonato ar livre - Masculino
 Campeonato Sub-23-Pista coberta - Masc.
 Campeonato Sub-23-Pista coberta - Fem.
 Campeonato Juniores - Pista coberta -Masc.
 Campeonato Juniores - Pista coberta -Fem.
 Campeonato Corta Mato Longo-Juniores masc.
 Campeonato Corta Mato Longo-Juvenis masc.
 Campeonato Europa C.Mato Longo - Jun.Masc.
 Campeonato ar livre fem. Juniores
 Campeonato ar livre masc. Juniores
 Campeonato ar livre masc. Juvenis
 Campeonato ar livre fem. Juvenis

Rugby [2]
 Taça Portugal Feminina
 Supertaça Feminina


Uau, ganhamos isto tudo, 29 títulos oficiais, nacionais e internacionais, em masculinos e femininos, ena, estou empanturrado de tanto título, são mesmo lindas as capas dos jornais com as nossas vitórias, nada mais errado.


Agora vamos ver, o peso desses 29 títulos, no total das competições onde estivemos envolvidos, e vamos ver a percentagem de vitórias, dar um peso a cada modalidade, ao seu impacto no clube, o futebol representa muito mais no universo SL Benfica que qualquer outra, mas considerou-se apenas 50%, os outros 50% estão assim distribuídos, 7,5% (basquetebol, futsal, hóquei, andebol, voleibol), 6,25% (rugby e atletismo) = 100%. Vamos analisar só os títulos, e vamos colocar a percentagem de vitórias em relação às competições oficiais que participaram em relação ao universo do clube.


Divididos estes quocientes pelas competições em que estiveram envolvidos, a saber: futebol (50% / (1 em 4 )= 12,50%), basquetebol  (7,5% / (2 em 4)=  3,75%), futsal (7,5% / (3 em 3) = 7,5%), hóquei  (7,5% /( 2 em 4 )= 3,75%), andebol (7,5% / (0 em 4) = 0), voleibol (7,5% /(2 em 3) = 5,625%), rugby (6,25% /(0 em 2) = 0) e atletismo (6,25% /( 2 em 2) = 6,25%).


Se somarmos as parcelas, dá um resultado de 39,375% de sucesso, a relação de títulos ganhos com a totalidade das competições em que participámos, baseados nesta realidade, no limite 40% para arredondar, nenhum adepto do SL Benfica pode ficar satisfeito ou contente com a situação, e é por este resultado que temos que fazer mais e melhor.


Não podemos pensar que esta foi uma das melhores épocas ao nível de títulos, porque, só o campeonato de futebol pesa a época positiva, mas mesmo ganhando no futebol, pela imensidão de clube que é merece dar muito mais aos seus adeptos, sempre de faca na liga, com linguagem afiada, mas na verdade, a dar ideias aos dirigentes do clube, para agirem por vontade democrática, pela vontade da maioria, e deixar o low profile, para quando conseguirem atingir 80% de sucesso no clube, aí sim, podem vir dar entrevistas e tirar fotografias, acabem com o amadorismo em Portugal, dignifiquem os adeptos do SL Benfica, defendam o clube com honra e atitude.


Os adeptos do SL Benfica estão fartos da propaganda, já que estão em funções, exerçam as vossas funções baseados na vontade democrática do SL Benfica, a opinião da maioria na sua base de associados.


Estamos numa altura da época que podemos definir se queremos mesmo GANHAR mais ou se simplesmente nos contentamos com 39, 375% de sucesso. Bem para quem andou na escola (e provavelmente conseguiu ler até aqui), não é difícil perceber que se fosse numa avaliação qualquer, estava chumbado.


Somos de um clube lutador e não podemos continuar a deixar a pouca vergonha perpetuar-se. Ação, Honra e Atitude. Não se deixem levar pela propaganda, queremos mais e melhor.

0 comentários: