junho 30, 2011

Gestão com coração?

Hoje foi noticiado que Peres Bandeira, um "long time servant" do Benfica, foi dispensado pelo clube. Não discuto a decisão. Ao cabo de 30 anos é perfeitamente crível que a sua utilidade tenha expirado.
Normal... Aconselhável até para evitar vícios instalados!
O motivo deste texto é outro.
A gestão benfiquista do Benfica.
LFV tem optado pela "profissionalização" da estrutura encarnada. Se bem que ninguém sabe o que abrange a tal estrutura. Vide Nuno Gomes, convidado que foi para um "cargo"...
Voltando ao tema: a profissionalização.
A verdade é que LFV tem escolhido "profissionais" para o futebol. Profissionais não benfiquistas. Os últimos a entrar foram António Carraça (Sporting) e Manuel Sérgio (Belenenses).
Sejamos honestos, se o Benfica for campeão, ninguém se lembra do clube de ambos! Mas também é verdade que o trajecto para o título torna-se muito mais complicado, minando o Benfica de gente não ligada emocionalmente ao clube!
E este ponto é que é o mais importante de ser debatido: em 6 milhões de pessoas não há gestores profissionais e competentes? Duvido!
Então porquê da tendência de convidar não benfiquistas para a "estrutura" do futebol? Andará LFV mal aconselhado? Creio que sim... Dez anos, dois títulos, diz muito!
Peres Bandeira é benfiquista. Sócio 800 e picos do Sport Lisboa e Benfica! Só por isso não tem direito a ser dirigente "ad eternum" na Luz. Porém, a sua substituição, e a contratação de outros profissionais, tem de atender a critérios diferentes. Colocar a competência a par do benfiquismo! Repito: em 6 milhões de adeptos e num universo tão extenso de sócios tem de haver muita gente que consiga equiparar os teus atributos por igual!
Eu sonho com um 11 benfiquista composto só por portugueses, na sua grande maioria formada no clube a levantar o título de campeão nacional! Porém, sei que tal é (praticamente) impossível. Mas também gostava que só fossemos ao estrangeiro quando em Portugal e na formação não existisse comprovadamente melhor!
No dirigismo do SLB deveria de ser igual. Não sou alérgico a n/benfiquistas no clube, desde que sejam bons profissionais, bons executantes e sérios! Mas também tem de haver a preocupação de procurar primariamente gente com estes atributos, mas que sejam benfiquistas...

JediVermelho

4 comentários:

Anónimo disse...

A única coisa que realmente me incomoda é como é que é sempre um problema quando há profissionais que até são adeptos de outros clubes, na estrutura directiva. Até porque são cargos estritamente profissionais, ou funcionário do clube ou na SAD, porque a estrutura do clube Benfica exige que o funcionário seja sócio do clube.

Mas se for um atleta ou um treinador, desde que jogue bem, ninguém se importa que ele seja adepto de outro clube e que até chegue a capitão de equipa... Simão Sabrosa, João Vieira Pinto, Ricardinho (no futsal), Maniche, Trapattoni, Micolli, etc, etc, etc.

Devemos então limitar também os jogadores da equipa apenas a jogadores que sejam efectivamente Benfiquistas?

Quando o Benfica foi campeão há 2, anos, assim como no campeonato anterior, já haviam dirigentes adeptos de outros clubes... em que é que ficamos? Tal como diz o texto, a avaliação tem de ser feita por resultados.
Sinceramente, não sei sequer quem é o Peres Bandeira, nem o que ele fazia há 30 anos no clube, trouxe mais valias? Li num jornal, que ele foi o responsável por trazer jogadores como o Vitor Paneira, entre outros...

Foi o Paneira, a única mais valia que ele trouxe em 30 anos?? Estamos a falar dos anos 80...

Sejamos um pouco mais racionais. Queixam-se porque o Benfica dá emprego a todos, queixam-se porque manda embora alguns... eu é que não sei mais o que os adeptos benfiquistas querem. Dá-me a sensação que todos acham que sabem como é que se faz... a mim não me faz confusão alguma, desde que sejam profissionais.

Anónimo disse...

Excelente texto. Reflecte a minha opinião.

Mas, quanto ao caríssimo Anónimo que comentou gostaria de comentar algo que diz: Eu, na minha opinião pessoal, não me importo nada que a estrutura do BENFICA seja toda composta por sportinguistas, desde que façam do BENIFCA CAMPEÃO TODOS OS ANOS. Aí sim, seria profissionalismo e competência. No entanto, não é isso que se tem verificado. E acho que era essa a real intenção do autor do texto, ou seja, não é criticar o facto de o BENFICA ter mais ou menos profissionais cujo clube do coração não é o BENFICA. Mas sim criticar o facto de que, os profissionais que lá estam que não são adeptos do BENFICA, não têm feito um bom trabalho, logo, se é para isso, há que substituí-los por profissionais com amor à camisola.


Espero ter-me feito entender.
Um abraço a todos.

Anónimo disse...

www.pulpuscorruptus.blogspot.com

divulguem é dos nossos.

JediVermelho disse...

creio ser bastante claro no que escrevi... um dirigente no slb, num cargo de responsabilidade deve atender ao binómio benfiquismo/competência. estão a ver alguém no man.utd ligado ao arsenal ou liverpool? ou no barça alguém ligado ao real? ou mesmo crac um benfiquista? n...
pela ordem de ideias um sportinguista podia ser nosso presidente. lfv fez passar a lei para barbaramente o tempo de associado p concorrer a presidente. pq n fazer o mesmo a altos cargos da sad?imaginem o seguinte: temos gestor A, competente e benfiquista e o B igualmente competente mas n benfiquista. quem persegue os objectivos do clube com mais a afinco? Num universo tão extenso de sócios não ng competente?UAU