julho 09, 2010

Transferências de jogadores


Saudações ao pessoal,

Normalmente a Comunicação Social tem um papel nesta altura do ano, que ultrapassa o razoável. Todos os dias (porque são diários que o fazem) vêem com noticias "novas" e em "primeira mão" sobre o plantel, ora são vendidos 2, ora vêem 3, ora saiem 4, ora entra 1 etc...

Se em anos anteriores e devido às fracas prestações ficávamos sem equipa, agora, com o escudo de campeão nas camisolas, é como se fosse o elo que faltava para a Comunicação Social, "encontrar novas formas de vida na via láctea".
É a mina de ouro, é o extâse...entram e saiem jogadores todos os dias .

Mas temos que cair na realidade, e perceber que não podemos ir pela calúnia às noticias, a informação hoje em dia já não nasce, fabrica-se, temos que ser superiores a este jogo de interesses.
Começando a perceber o que realmente faz falta, para tentar GANHAR os jogos, e consequentemente, ficar em 1.º lugar no final das competições em que participa.
Isto é a essência.
O resto é acessório.
As transferências são normalissimas hoje em dia.

Existem 2 períodos de mercado e uma equipa que começa a competição pode ter outra estrutura e outros jogadores no fim da mesma.
O Sport Lisboa e Benfica se quiser mesmo GANHAR o próximo Campeonato, não pode mudar de treinador, pelos vistos não muda.
Não pode ficar sem muitos jogadores do 11 base.
Tem que manter uma bitola exibicional ainda superior em relação ao último campeonato.
Pode efectivamente mudar 2, 3 jogadores, mas não pode perder a sua identidade e a suas características. Parece que até ao momento, estamos tranquilos.

Mas o mercado pode efectivamente vir cá buscar mais um jogador.

Abrem-se então novas oportunidades, novas formas e novos jogadores para procurarem a baliza adversária.
Temos no entanto que ir investindo cada vez mais, para que efectivamente o erro não seja muito, pois o valor no mercado de um jogador é de acordo com a sua qualidade e certificada por agentes desportivos.

Às vezes não conseguimos vender um jogador pelo valor da cláusula de rescisão e sabem porquê?
Porque os jogadores são pessoas, não são mercadorias, e as pessoas, têm opinião e podem expressa-la, podem ter uma vontade, podem ter uma preferência, enquanto que a mercadoria está ali e não diz nada, não se pode opor ao contratado.

O adepto não pode fazer disto um bicho de sete cabeças, existe gente competente para dar as alegrias ao pessoal e está de certeza alerta para qualquer eventualidade, pois 3 dos 4 que entraram, já cá estavam antes da época acabar, não gastem a vossa energia nesse sentido, pois não vai resolver nada e desgasta a pessoa.
Nós devemos fazer a nossa parte no sentido de obtermos o retorno desportivo que pretendemos, que é apoiar a equipa incondicionalmente e não nos deixar levar muito pelo que se escreve e diz por esse mundo fora.

Já perdemos o guarda redes, o Quim, que ninguém menciona quando diz que estamos a desfalcar a equipa, perdemos "o" grande desiquilibrador, Di Magia, grande perda realmente, ainda por cima abaixo da claúsula de rescisão.

Mas sobretudo há querer em voltar a ser Campeão e querer fazer ainda melhor que o ano passado, ter em atenção alguns aspectos muito sui generis do futebol Português.
Eu acredito neles em jogo e em vocês no apoio...

Finalmente temos jogadores de categoria e estamos no mercado a dar negas a Marselhas, Atleticos, Portsmouths, e todos os clubes de 2.ª linha do futebol Europeu, finalmente temos um Benfica à SL Benfica, uma equipa que nos empolga e faz vibrar.

Como somos de um clube singular, grandioso e com fair play, temos agora a oportunidade de começar a fazer negócios com os clubes que realmente são da nossa categoria, não em termos económicos, mas sobretudo humanos.

O SL Benfica devia vender os seus jogadores a clubes como o Real Madrid, FC Barcelona, Manchester United, AC Milan, Bayern Munique, Liverpool, e mais uns quantos, é sinal que temos jogadores muito bons.

E não me dói quando não se atinge a cláusula de rescisão com estes clubes, pois têm retorno, mais dia menos dia têm um bom jogador que nos interessa e nos podem também facilitar o negócio.

Acredito também no treinador, que consegue extrair dos jogadores muito acima da média esperada.

Acredito que quando o mercado fechar, estaremos muito fortes, independentemente do que se vier a passar.

E como somos de um clube lutador, iremos na próxima época fazer por honrar a tradição "eterna" do Sport Lisboa e Benfica, JOGAR para GANHAR do apito inicial ao último segundo dos descontos.

1 comentários:

Mentiroso disse...

Luís Filipe Vieira anunciou esta noite a aquisição de Alípio ao Real Madrid B por uma verba que deverá rondar os cinco milhões de euros. Trata-se de um miúdo que completou 18 anos há dois dias, com uma aparência extremamente frágil (mais parece um juvenil), e que irá ser emprestado sendo que muito provavelmente nunca chegará a integrar o plantel do Benfica.

Este pífio acto de gestão espelha o desnorte (ou será algo mais do que isso?) que impera nesta direcção. Desde quando nos podemos dar ao luxo de gastar cinco milhões num jogador para emprestar? Lamentavelmente é assim que o nosso clube é gerido.