junho 30, 2010

Obrigado Don Queixote


Saudações ao pessoal,

Entendam isto não como uma critica, mas como um desabafo.

Infelismente nesta vida, nem só os praticantes do ofício sabem dele.
Isto a propósito do nosso "Don Queixote", que apesar de exercer uma actividade (dizem que é treinador de futebol), não consegue dar-lhe todo o seu esplendor (marcar golos), por isso como não tenho a profissão dele, vou dar a minha de expert de sofá.

Mas "Don Queixote" porquê?
Porque é uma mistura de Queiróz e Don Quixote, o Queiróz que é considerado por muitos como um guru na área do desporto, com medos e indecisões Queixotescas, pois se existem equipas com bons jogadores Portugal é uma delas, e ele com a sua atracção por centrais, conseguiu tirar a sua profundidade e acutilância.

Mas obrigado porquê?
Porque finalmente Fábio Coentrão vai descansar, em vez de andar a correr sem objectivo nenhum na África do Sul.
E por ter vindo mais cedo, talvez ainda seja este ano que o nosso Presidente não o deixe sair, pois não se mostrou mais...

Realmente "Don Queixote" só se pode queixar de si mesmo, pois proporcionalmente ao uso de centrais pela equipa das quinas, esteve o nosso sucesso, ou seja, quanto mais centrais são utilizados pela nossa equipa, mesnos hipoteses temos de sofrer golos, mas também menos hipoteses temos de os marcar....

A escolha de Ricardo Costa, foi então a sua última cartada, pois o central adaptadao ao lado direito não deu uma para a caixa em termos atacantes, como não estava no seu lugar quando David Villa marcou, como ainda foi expulso perto do final.
Este Ricardo Costa pode ter dado a tal segurança defensiva que o Don Queixote queria, mas não deu nada de novo à equipa.

Aquando do jogo com o Brasil e devido à goleada que tinhamos dado à Coreia do Norte, vi que estavamos a jogar só para não perder, mas dei o beneficio da dúvida, embora achasse saudável, com a percentagem de hipoteses de passar à fase seguinte muito boa, que Portugal arriscasse mais um bocadinho, foi um espanto verificar que Portugal jogou como uma Albânia qualquer deste mundo.

Aquele jogo com o Brasil, deu o 2.º lugar e com isso o embate com a Espanha, quando vejo a equipa inicial e vejo mais dois centrais que o costume (pepe e ricardo costa), torci o nariz, mas enfim, há que acreditar...no entanto, a nossa criatividade e a nossa ambição, não demosntravam nada de bom, veio então a substituição cirurgica, sai Hugo Almeida (aceito, estava de rastos, entra danny, com esta é que eu fiquei de boca aberta, sorte a minha não ter moscas por perto).

Bem depois da substituição, viu-se que perdemos o controlo do jogo.
Ao perder o controlo do jogo, perdemos as poucas hipoteses que tinhamos para marcar, porque verdade seja dita, a espanha não é uma equipa qualquer.

Enfim, um mundial à imagem de "Don Queixote", sem ambição, sem fio de jogo e sem explicação, ou melhor com muita "Queixação".

Algumas perguntas que deveriam ter feito a "Don Queixote":
4 centrais de inicio porquê? Não temos médios que façam a posição de pivot defensivo?
levaste pelo menos 2 defesas direitos, porque é que jogamos sem nenhum?
Levaste alguns médios, porque é que um central teve que ir fazer a posição de médio?
O Liedson que já não vai para novo, com o resultado 0-0, tiras o Hugo Almeida e não o metes a jogar porquê? Estava ainda a arrumar as prateleiras do supermercado?
O Danny quando for grande vai ser o quê, jogador de futebol?
Sabes que o futebol é um jogo de equipa?
Sabes que o objectivo de um jogo é marcar mais golos que o adversário, não só não sofrer algum golo?

Bem fico-me por aqui, haveriam muitas mais, e estou mesmo a ver que se fizessem só duas ou três destas questões, "Don Queixote" iria arranjar uma desculpa qualquer, talvez a culpar as vuvuzelas.

Enfim, já se sabia que não tinha levado os melhores, que mesmo com os que foram, não eram as melhores opções em cada jogo, que mesmo com as opções erradas a atitude não era de uma grande equipa (que efectivamente é), tinhas mesmo assim o nosso apoio, só que faltou-te algo que sempre fez de ti um ventriluco e não um treinador como querias ser.

Fico-me com uma analogia que espelha bem o teu âmbito.
Então é assim:
-Sobre sexo, enquanto que uns são optimos na sua vertente teorica (escritores) existe o Zezé Camarinha, que não percebe patavina de teoria, mas quando chegou a hora da verdade, ele "put the cream on the hole", tu não és deste calibre, sabes falar muito bem em conferências de imprensa, chega à hora da verdade, tens ejaculação precoce.


Não me vou alongar muito mais sobre este tema agradecendo-te desde já o descanso que deste ao Fábio Coentrão e ao Ruben Amorim.

0 comentários: