outubro 23, 2012

Camaradas, amigos...e palhaços








Saudações Vermelhas e Brancas!
 
Quem pensa semelhante (camaradas), pensa de forma diferente e respeita a opinião dos outros (amigos) e quem pensa de maneira diferente e não respeita outra opinião (palhaços).
 
O SL Benfica vai a eleições, finalmente após 15 anos aparecem duas listas como deve ser. Por muito que pese a balança só para um lado, existe motivo suficiente para qualquer um ganhar. Os adeptos, na sua maioria, vão escolher o seu voto, podem influenciar uns quantos, mas quem acompanha melhor o clube, já decidiu há muito tempo o seu sentido de voto, não adianta agora argumentos.
 
Há o sentimento geral que o clube melhorou muito a nível competitivo, já não anda pelo meio da tabela nas diversas modalidades, nota-se que já não perde muitos pontos de forma fácil, os apitadores "enganam-se sempre para o mesmo lado", com muito mais evidência, já conquistamos com mais regularidade títulos como Taças de Portugal e Supertaças, inclusive já não passamos uma década sem um campeonato...mas para o verdadeiro adepto do SL Benfica...ainda sabe a muito pouco...a quase nada.
 
Ambição foi uma das premissas que nos valeu o lugar que temos no futebol mundial, jogar em piores condições, em desvantagem, com campos inclinados e regras diferentes para os vários clubes, temos visto isso sistematicamente, mas não perdemos assim tanta base de apoio como seria suposto...e porquê? Porque temos coragem de jogar mesmo na adversidade e não precisamos de controlar todos os agentes que não têm o equipamento de jogadores.
 
E esta direção, falta a esta, ação para parar a hemorragia desportiva, em vez do objetivo vending, zero preocupação de adulteração desportiva evidente, este é o único ponto que falta ao SL Benfica  realizar para GANHAR o correspondente ao investimento que faz. Mesmo com outras decisões menos boas. Só este pormenor é o que nos impede de GANHAR mais regularmente. Enquanto que continuarem a achar que na alta competição podemos deixar passar pequenos delitos e benefícios sempre numa única direção, vai ser muito complicado sem ter uma época perfeita efetivamente GANHAR.
 
E é este sentimento de "jogo desnivelado" que os adeptos do SL Benfica sentem logo no início e a resposta dos representantes dos sócios, a direção, nada faz ou previne para que não se voltem a repetir vezes sem conta. A força que o clube tem, não é potenciada ao máximo, devido à inércia.
 
Por este detalhe, falta efetiva de combate à corrupção no desporto, é que não temos os títulos que merecemos neste último mandato desportivo, só no último ano é que as modalides "saíram da toca".
 
Por este detalhe, que já podia ter sido implementado há nove anos, não parar desde aí e ter hoje em dia, resultados muito melhores do nosso lado. Por não termos informação que nos leve a pensar que vão realmente colocar o SL Benfica clube à frente de amizades pessoais. Por este tempo todo sem conseguir cortar com o passado, ter de recorrer a ele e não projetar o futuro com mais segurança é que se fica com a ideia que com esta direção não se vislumbra o impacto desportivo que anuncia.
 
Por este pequeno detalhe, que não ofusca o que de bom se fez, ou melhor, que não deixa ver o que se fez realmente bem, penso que este detalhe no seio dos adeptos do SL Benfica, faz muito mais sentido que ser o clube com mais fãs no facebook e estar no top três dos sites mais visitados a nível ibérico, ter das 20 melhores receitas anuais, mesmo sendo xulados desde sempre nos direitos de transmissão dos nossos jogos. Por estes pequeno detalhe de não combatermos a corrupção jornada a jornada e nos isolarmos numa comunicação só para dentro e isolada do contexto real, vemos ano após ano a equipa ficar sozinha a lutar contra o adversário no campo e os agentes que lhe querem fazer a folha.
 
Este pequeno detalhe é um grande pormenor no SL Benfica, um clube que nasceu para GANHAR, não se contenta com títulos nos jornais, nas audiências, nos mercados, o SL Benfica só é representado quando se atinge em cada campo ou pavilhão a vitória, símbolo de GANHAR e ser o primeiro no fim das competições, tudo o que sejam títulos que não sejam os jogadores a conquistar é fait divers e não representam o SL Benfica, símbolo de luta contínua pela vitória.
 
Este pequeno pormenor é a única peça que falta no puzzle para destruir a armadilha dos "metralhas" do desporto português. Como tema atual, comparo o que o Lance Armstrong fez no ciclismo, o que se anda a fazer à muitos anos no futebol português, conseguir colocar quem não respeita as regras do desporto, no seu devido lugar.
 
Amanhã antes das eleições a torcer para que o SL Benfica ganhe em Moscovo, no fim de semana, independentemente do Presidente, estaremos lá a apoiar o SL Benfica para GANHAR, as equipas do SL Benfica, vão estar acompanhadas sempre por adeptos que querem o melhor para o clube.  

0 comentários: