junho 04, 2012

Teoria das contratações

Saudações Vermelhas e Brancas!

Em relação a contratações, venho aqui falar a adeptos que estão habituados a terem enorme respeito só por jogadores com nome, em cada pré-época, ajudam os jornais disparar as suas vendas e petas associadas...provocam muita euforia, de tal forma, que quando o campeonato entra na fase decisiva, faz tipo a direção...não aparece para apoiar, pois a euforia na pré-época, o sonho da pré-época, já se esfumou na fase decisiva das competições.

Os jogadores  não se medem pelo dinheiro que se dá por eles.

E depois há vários tipos de contratações, há contratações para jogar de imediato, há outras que segundo uns, é para tapar os mais jovens, segundo outros, é por que não acrescentam nada, segundo ainda outros, nunca vai dar em nada...sempre com pensamento negativo.

Venho aqui contrariar esse raciocínio.

Há certo tipo de contratações, que não são para a equipa principal no imediato, mas podem ser alternativas num futuro próximo, se não forem, são ativos nossos, e podem e devem servir como moeda de troca.

A compra de um jogador português nunca pode ser má política, se for por uns trocos nos valores do mercado atual, ainda melhor, pode ainda servir se estiver em excesso, de ter oportunidade de jogar noutro clube nacional, que para o SL benfica e no contexto do campeonato português, pode ser prepoderante na luta pelo titulo.

Uma equipa portuguesa, que tira pontos às melhores equipas do campeonato nacional, não pode ter só cepos a jogar, depois, a compra de um jogador a uma equipa dessas, devia ser obrigação no SL Benfica, porque está a ajudar a equilibrar as equipas no campeonato nacional, dando-lhe uns euros valentes para poderem ser independentes e lutar em campo sem precisar ter de prestar favores.

Vejo com bons olhos o dinheiro gasto, bem eu falo de jogadores como Hugo Vieira, e diz-se que Michel e Luisinho também, para a maioria, não tem qualidade para jogar no SL Benfica, e eu estou de acordo, sou como frei Tomás, ver para crer.

Mas neste caso particular até estou de acordo com a Direção, não tenho fontes, é apenas um palpite.

E tentando explicar o meu palpite, relembro que estes jogadores, vieram de equipas Portuguesas, que se bateram arduamente contra nós, mas também contra todas as outras equipas do campeonato, que inclusive, ajudaram a que o clube a manter a independência necessária, a manter na primeira divisão, sem ser com ajudas.

Para ser ainda mais direto, estes jogadores vieram de clubes que tiraram pontos aos nossos adversários diretos, quando jogaram em casa, ajudando de forma direta o SL Benfica na sua luta pela transparência e verdade no desporto Português.

Se a Direção do SL Benfica, comprou estes jogadores, para poder dar uma ajuda na independência financeira e desportiva, estou completamente de acordo, até porque pelo valor dispensado, não estou a ver males maiores.

Porque os clubes portugueses precisam de ter uma outra alternativa, do que aquela que vêm tendo até ao momento, clubes que pagam ordenados em atraso, ou compram jogadores, mas pedem em contra partida facilidades, do tipo, nós pagamos ou compramos, mas deixam-nos fazer um passeio que temos que ir jogar nas competições europeias, ou emprestam a, b ou c, e deixam-nos ganhar, fazem de conta que estão em jogo, ou então, o melhor ainda é que contra nós vão estar lesionados, porque aqui a vida é má e também não temos dinheiro para sustentar chulos como vocês.

Não precisamos de clubes desses na primeira divisão, nem só pelo significado do desporto em si, mas também pela verdade da competição. Acho que estas compras são fundamentais, é estar a dar a ganhar dinheiro aos clubes, mas de uma forma saudável, produzem, nós estamos atentos e teremos atenção nos vossos jogadores, dar a ganhar por ser mais competitivo e abrilhantar a nossa vitória e não é pelo assédio doentio e autista de tentar ganhar aos clubes o mais enfraquecidos possível.

Antes comprar jogadores portugueses por meia dúzia de tostões, do que aquelas oportunidades de negócio manhosas tipo menezes e shaffers, que foram mais caros, não são portugueses e não se encaixam em nenhuma medida pedagógica atrás referida.

Temos que ajudar os clubes portugueses, aqueles que querem ser independentes e competitivos.
Isto passa também nas contratações.
Não podemos esperar que quem vem vai resolver tudo, mas sim integrar-se num grupo já definido e ganhador, isso passa por ter que rodar alguns jogadores emprestados, sempre na eminência de poder ser chamado, caso se venda um Gaitan, um Rodrigo, um Witsel, um Garay, um Javi etc...e temos de começar acreditar, só com a equipa que acabou o ano passado, sem ter nenhum jogador novo, temos que colocar é mais competência em quem dirige o clube. Mesmo que o nosso orçamento seja inferior ao Real Madrid, não vamos entrar em campo sem ser para Ganhar ao Real Madrid, o inverso também se passa, um clube da terceira divisão, por ser da terceira divisão, também pode ter expetativas em ganhar a clubes da primeira liga.

Os adeptos das contratações de verão que resolvem, têm que olhar para o que temos e para os que têm verdadeira importância na equipa, e esses não os deixar sair, isso sim, faz-nos ficar lá até ao fim.

0 comentários: