julho 18, 2011

Anderlecht 2 - SL Benfica 2

No Segundo jogo do Torneio do Guadiana Jorge Jesus apostou na seguinte equipa:

Artur, André Almeida, M.Vitor, Javi, F.Faria, Witsel, Matic,Gaitan,E.Perez,Jara e Saviola.

Quando temos 4 argentinos a atacar só podemos esperar Tango…e foi isso que aconteceu na primeira parte, o SLBenfica com sucessivas jogadas de fino recorte técnico deixou a defesa Belga completamente perdida, Jara cansava os belgas de tanto correr deixando depois para os outros 3 artistas a nota técnica…Witsel e Matic pressionavam bem e recuperavam rapidamente a bola deixando pouco espaço para os belgas conseguirem jogar…por isso foi natural que à 3 tentativa Saviola em bom lance individual fizesse o golo do SLBenfica…quando tudo parecia caminhar para uma vitória fácil M.Vitor aleija-se (vamos ver qual a gravidade da lesão…) e tem que ser substituído por D.Simão que foi jogar para lateral esquerdo sendo que F.Faria passou a jogar ao lado de Javi Garcia no centro da defesa.

Esta troca e necessárias adaptações criaram uma natural desestabilização na equipa encarnada que acabaria por sofrer o golo do empate num lance em que F.Faria foi batido em velocidade por Lukaku fazendo este o golo da igualdade.

A equipa do SLBenfica voltou a partir para cima do adversário, destaque para Enzo Perez bem mais activo e perigoso que nos últimos jogos, apesar disso ou por defesas do guarda-redes belga, ou por falta de pontaria o SLBenfica não chegou ao golo e no último minuto da primeira parte num lance em que a defesa do SLBenfica não é isenta de culpas…pois um belga consegue passar por 3 defesas do SLBenfica faz o 2-1…resultado com que as equipas chegaram ao intervalo.

Na 2 parte Jorge Jesus mexeu na equipa, dessa forma saíram Witsel, E.Perez, Gaitan,Saviola,Jara e entraram Aimar, Nolito,Urreta,Cardozo e B.César, naturalmente até pela velocidade que Aimar, Nolito e Urreta conseguem colocar ao jogo o SLBenfica conseguiu chegar com perigo junto da área belga, desse modo e após cruzamento de D.Simão o SLBenfica acabaria por empatar o jogo através de um excelente pontapé de Urreta.

A partir daqui o jogo ficou muito partido, sentindo-se a menor frescura física de Matic, natural, que sem a companhia de Witsel não conseguiu ganhar tantas bolas como na primeira parte, nesta fase do jogo apareceu Artur mostrando-se mais uma vez uma excelente contratação com 2 excelentes defesas…o jogo acabaria empatado vencendo o SLBenfica mais uma vez o Torneio Guadiana.


Individualmente

Artur – Mais uma boa exibição, seguro, rápido a sair da baliza, bom pelo ar, mostrou-se sempre concentrado teve 3 excelentes defesas, 1 na primeira parte e 2 na segunda parte.

A.Almeida – muito provavelmente será o titular no jogo da Liga dos Campeões, tenta subir no terreno e ajudar no processo ofensivo, o problema é que depois descura a defesa, apesar disso tem sido uma surpresa agradável pois tem mostrado que pode ser uma boa alternativa num futuro próximo.

M.Vitor – Estava a jogar muito bem, até sair lesionado. Esperemos que não seja nada de grave…

Javi Garcia – Faz falta à frente da defesa, como central tem subido de jogo para jogo, mostrando claramente que é um jogador acima da média.

F.Faria – Mais uma vez como lateral esquerdo preocupa-se mais em defender do que em atacar, normal. Com a saída de M.Vitor passou para central, batido no lance do 1 golo demorou a estabilizar, na 2 parte já esteve bem melhor nessa posição.

Matic – Tem subido de jogo para jogo, luta mais, tenta sempre dar a bola jogável, único defeito alguma lentidão na decisão a tomar quando tem a bola nos pés.

Witsel – Percebe-se rapidamente que estamos na presença de um excelente jogador, tenta fazer tudo simples, defende e ataca com a mesma qualidade mostrando um grande pulmão, promete…

Gaitán – Tentou na esquerda criar desequilíbrios, tecnicamente é um jogador muito forte, mas hoje não estava especialmente inspirado.

Enzo Perez – é um falso lento, depois percebe-se que é rápido tenta sempre chegar à linha de fundo, tem qualidade técnica para ser dos principais reforços desta época, hoje esteve uns furos acima do que fez nos últimos jogos.

Jara – só de o ver correr ficamos cansados, incansável, desgastou imenso a defesa belga, possibilitando aos seus colegas espaços para poderem alvejar a baliza adversária, falhou por pouco um chapéu ao guarda redes belga, que golo seria…, depois desperdiçou um golo na cara do guarda-redes.

Saviola – deu sequencia ao primeiro jogo, sempre na procura do espaço vazio, esteve perto de marcar por 2 vezes…marcou à terceira, tirou 2 adversários do caminho, fintou o guarda redes e praticamente sem ângulo fez o 1-0…eleito o melhor jogador do torneio…promete uma época igual à de 2009/2010

D.Simão – entrou para o lugar de M.Vitor, lesionado, não é lateral esquerdo, tenta não comprometer defensivamente e sempre que pode subir no terreno, foi dele o cruzamento para o 2 golo do SLBenfica.

Aimar – a sua capacidade técnica é impossível de não ser notada, entrou e deu velocidade e objectividade ao meio campo encarnado.

Nolito – continua a prometer muito este espanhol , rápido, tecnicamente evoluído, tentou sempre servir o melhor possível Cardozo e alvejar a baliza adversária.

Urreta – Entrou e pouco depois de ter entrado fez o golo da igualdade num excelente remate, depois perdeu 2 bolas que não devia ter perdido, mas foi sempre dos mais esclarecidos dentro de campo, é jogador para o SLBenfica.

B.César – sentiu dificuldades em encaixar na equipa, para jogar no futebol europeu tem que ser mais rápido, vamos ter que ter paciência a capacidade técnica está lá.

Cardozo – tentou pressionar ao máximo a defesa belga, acaba sempre por ganhar espaços para os seus colegas, hoje não teve a possibilidade de visar a baliza como tanto gosta tirando num remate sem preparação que o guarda redes adversário defendeu com dificuldades.

Wass – Entrou para o lugar do esgotado André Almeida, jogou sempre pelo seguro, percebe-se que acima de tudo não quer falhar.

Boa vitória neste torneio perante os adversários mais fortes nesta pré-época, na próxima Quarta Feira último jogo de pré-época na apresentação aos sócios do SLBenfica contra o Tulouse de França último jogo para afinar a estratégia para o primeiro jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Boa noticia as eliminações de Argentina e Brasil que possibilita dessa forma as chegadas de Luisão e Garay.

Tiago Godinho
AASLBenfica

0 comentários: