junho 09, 2011

O pasquim de hoje em dia...

Saudações ao pessoal,

O pasquim de hoje em dia, tem uma tarefa semelhante ao criador de banda desenhada, com uma ligeira diferença. Enquanto que na banda desenhada se tenta prender o leitor pela criatividade e boa disposição, para o pasquim, tentam prender o leitor pelo espanto, indignação e revolta perante a informação e apesar de nunca envolverem dados concretos, é tudo mais "o pasquim sabe, ouviu dizer, vai ser assim..." só sabem vender polémica, mesmo não existindo.
Por outro lado na banda desenhada pega-se num argumento e faz-se uma história engraçada, num pasquim pega-se em duas ou 3 palavras isoladas e tenta-se dar a um texto a imagem de caos e fim do mundo em cuecas.

O defeso é optimo nestas novelas de pacotilha, a formula é sempre a mesma, os ingredientes também não variam muito, só que ao fim de 3 ou 4 dias a "juntar letras" dá a ideia de "informação resquentada", já não vende bem, já se mastigam os argumentos, sem efectivamente sair nada de novo, parte-se para outra história e vira o disco e toca o mesmo.

Será que é mesmo só pra vender que é assim? Claro que não! Para vender bem precisam de histórias terriveis e quanto mais choquem melhor, mas também se vendia bem se realmente fossem jonalistas a sério e em vez de servirem de moços de recados, fizessem aquilo que não sabem fazer, mas que os verdadeiros jornalistas fazem, jornalismo de investigação.

O que interessa também a estes órgãos de comunicação social é dividir, esmorecer e desmotivar os adeptos do SL Benfica, pois se pensam que o trabalho é só com os homens do apito, estão bem enganados, começa no final da época anterior, com este tipo de informação com duplo objectivo, desacreditar a massa adepta do SL Benfica e financiar com as vendas e a motivação da seita junta letras e do 2.º maior clube do país.

O que é mais irreal é conseguirem fazer isso com a ajuda e conivência de pessoas que pertencem a instituições públicas, privadas e outros órgãos de "renome", como a lusa, o sindicato de jogadores, o secretário de estado do desporto etc....

O pasquim de hoje em dia não é jornalismo, não é de confiança e não se deve dar a importância que um órgão de comunicação social deve ter, pois a informação que transmite, não é jornalismo, é um plano de comunicação com objectivos definidos e alvo a atingir, fazem logo a instrução, o julgamento e dão a sentençça, não deixam o leitor pensar por si, ou seja, areia para os olhos.

Claro que tudo não está bem, mas quem é que já pensou que alguma vez tudo estaria bem? É impossivel, somos humanos e ainda por cima vivemos lado a lado com uma seita mesquinha e intragavel. Nunca irá estar tudo bem, mas também posso assegurar que o empolamento que dão a certos casos, fazem-me duvidar da sua sanidade mental, pois ninguém no seu perfeito estado de espirito, vai tornar-se adepto de outro clube por algum jogador sair, assim como não abandona o clube mesmo que tenham comprado mais um marreco para a equipa.

Enfim, como diz alguem na bloguesfera e muito bem, temos que dar luta, e basta somente ser verdadeiro e não abdicar nunca dos nossos principios e nossos valores, denunciando estas situações.

Temos que dar luta também porque somos de um clube lutador...

0 comentários: