junho 23, 2011

Como Encarar a Próxima Época


Começou ontem uma nova época desportiva. Uma época que será, em vários aspectos, decisiva, importante e que afectará o futuro próximo do BENFICA. Para começar, teremos as eleições no segundo semestre de 2012. Isso significa que ao longo desta época as candidaturas, tanto da direcção actual, como de outros possíveis candidatos, serão preparadas.
Como toda a gente sabe, umas eleições no BENFICA geram sempre grande polémica, controvérsia, intriga e disputas. Há muito em jogo, muitos interesses por trás de cada acção, de cada declaração, de cada negociação ou acordo. Tanto existem candidatos que querem o bem do BENFICA como existem candidatos interessados em prejudicar o BENFICA e criar a divisão nos seus adeptos. Como se isso não bastasse, teremos a comunicação social toda atenta ao desenrolar de todo o processo. Como também já sabemos, o BENFICA é uma marca que gera muito dinheiro, que faz um canal ser líder de audiências, que faz uma empresa ser a melhor em relação à concorrência, etc. Isto acontece quando o BENFICA ganha, mas também quando o BENFICA está mal. Como tal, na altura das eleições os vários órgãos da comunicação social andarão interessados em esclarecer os adeptos do BENFICA como em criar a polémica e a discussão no seio dos seus adeptos. Além do mais, quem for eleito nestas eleições que se avizinham terá que negociar em 2013 os direitos televisivos do BENFICA com as entidades interessadas em comprar. Por um lado, existe a Olivedesportos, que actualmente paga 7,5 milhões de euros por ano ao BENFICA. A mesma Olivedesportos que recentemente renovou o contrato com o Sporting e Porto pagando, respectivamente, 15 e 14 milhões por ano pela posse dos seus direitos televisivos. Face a isto, e tendo em conta que um jogo do BENFICA tem mais do dobro das audiências de um jogo do Sporting ou do Porto, o BENFICA, está no seu pleno de direito de pedir sempre acima dos 30 milhões de euros. No entanto, existe uma cláusula no contrato entre a Olivedesportos e o Porto que prevê um aumento do pagamento da referida empresa ao BENFICA pelos seus direitos televisivos. Essa cláusula refere que, caso o BENFICA venha a receber mais que o Porto, a Olivedesportos terá que, automaticamente, pagar ao Porto 80% do valor pago ao BENFICA. Mas, por outro lado, existe a possibilidade do BENFICA vender os seus direitos televisivos à concorrência da Olivedesportos, a PT. Algo que, caso venha a acontecer, cimentará ainda mais a liderança da PT face à Zon, que, por sua vez, para tentar combater esta liderança, está a estudar uma fusão com a empresa de Belmiro de Azevedo, a Sonae. Como podem ver, muito estará em jogo. Isto tudo para dizer que, os adeptos terão que estar extremamente unidos, evitando cair em discussões com outros adeptos BENFIQUISTAS que só dão força aos rivais. É precisamente nestes momentos conturbados da vida do Clube que faz falta uma Associação de Adeptos, que consiga esclarecer os BENFIQUISTAS acerca dos diversos assuntos do Clube. Uma Associação em quem os adeptos possam confiar.
Deixando agora o mundo do desporto extra-campos e abordando um pouco dentro das 4 linhas, existem vários aspectos a ter em conta, tanto nas modalidades de pavilhão como no futebol. Para melhor expressar a minha opinião vou fazer como o meu colega/amigo/irmão de guerra Saviolafication fez no texto que escreveu, ou seja, tratar modalidade a modalidade, sem antes referir que, seja quais forem as opiniões de cada um, uma coisa é certa, É PARA GANHAR TUDO !!!

É esse o espírito que deve estar presente na mente dos adeptos, jogadores, técnicos e direcção. É esse o espírito que cada jogador deve ter quando entrar em cada campo, seja ele qual for, é esse o espírito que deve estar em cada lance, em cada corrida, em cada corte, em cada intercepção, em cada desmarcação, em cada defesa, em cada remate, em cada golo. É essa a exigência que se deve ter para com o clube. No BENFICA GANHAR TUDO é o mínimo !! Não pode, nem deve haver, o desprezo de certas competições como tem havido. Não podemos ter a sobranceria ou a falta de humildade de achar que uma Supertaça ou uma Taça de Portugal são competições menores e que por isso não interessa se ganhamos ou não. Tudo e todas as competições onde o BENFICA entra são para ganhar, sejam elas meros torneios de pré-época de Vólei ou Campeonatos Nacionais de Basquetebol.

Futebol: Começo por esta modalidade por ser a que movimenta mais adeptos aos campos onde o BENFICA joga. Vamos começar esta época de futebol sem 4 dos titulares CAMPEÕES há um ano atrás (Quim, Di Maria, Ramires, David Luiz). Não sabemos ainda como será com Coentrão, Cardozo, Aimar e Maxi Pereira (caso saiam, aumentará para 8 os titulares da equipa CAMPEÃ que em menos de um ano saiem do BENFICA). Isto é preocupante. Vão entrar jogadores como: Matic, Daniel Wass, Bruno César. O que está em causa não é a sua qualidade. Mas sim esta rotatividade de jogadores. Assim é difícil “entrar nos eixos”. Assim é difícil ter jogadores com amor à camisola. Concordo totalmente com a aposta em David Simão, Nélson Oliveira e outros jovens. No entanto, espero que isto não seja uma consequência mas sim uma diferente maneira de ver as coisas, ou seja, espero que isto não signifique que o BENFICA não tem dinheiro para contratar jogadores mas sim, que seja de facto por que acham que esses jovens jogadores podem acrescentar algo mais que um Zoro, um Menezes, um Edcarlos, um Balboa ou um Kardec. É uma época também em que, devido à crise financeira, alguns sócios deverão deixar de pagar as quotas. Nesse sentido, a Direcção deve encarar esta época, não como uma época para recrutamento de novos sócios, mas sim uma época para tentar galvanizar os actuais sócios a manterem-se pagantes e com as quotas em dia. É uma época que, para já, começa com uma grande surpresa: a não continuação do treinador do Porto. É também uma época em que podemos esperar um Sporting um pouco mais forte que nos últimos anos. Como tal, esta época o BENFICA terá que trabalhar a dobrar, ter competência a dobrar para que consiga ser CAMPEÃO e vencer mais taças.

Vólei: Nas últimas duas épocas o BENFICA conseguiu alcançar 4 finais: 2 da Taça de Portugal e 2 do Campeonato. Infelizmente apenas uma ganhou: Taça de Portugal este ano. Perdemos, assim, a oportunidade histórica de ganhar duas dobradinhas seguidas. Este ano, como é óbvio, a expectativa não pode ser outra a não ser a de ganhar as duas competições. Um resultado diferente deste será uma desilusão. Aproveito ainda este espaço para mandar um grande e sentido abraço ao treinador de Vólei do BENFICA, José Jardim. Um homem que é um verdadeiro soldado na causa BENFICA (como todos devíamos ser). Um treinador que já foi jogador do BENFICA. Um treinador que já chegou a começar uma época com 5/6 jogadores. Se hoje em dia o Vólei do BENFICA anda a lutar por títulos e a lutar contra a estrutura nortenha que gere este desporto, este Senhor é um dos grandes responsáveis.

Basquetebol: Esta época será de vital importância para o BENFICA no basquetebol, por duas grandes razões: primeiro porque o Porto ganhou o campeonato ao fim de 7 anos e, como tal, é de extrema importância ganhar este ano para evitar que nos tirem a hegemonia do Basquetebol e segundo, porque teremos um novo treinador que, caso não ganhe, ficará logo “queimado” e sobre muita pressão, um pouco à imagem do Paulo Fernandes, treinador de Futsal. Na minha opinião o BENFICA deve deixar a ideia de participar nas competições europeias de Basquetebol. Isto porque, nenhuma equipa portuguesa tem capacidade para ganhar uma competição europeia de Basquetebol, nem mesmo a menos importante. São competições que de facto atrapalham a conquista de títulos a nível nacional. Basta olhar para os dados: nas duas épocas em que não participámos nas competições europeias, fomos CAMPEÕES indiscutíveis, na época em que participámos, não fomos. É simples: eu cá não troco nenhum campeonato, nenhuma taça, por uma eliminatória ganha numa competição europeia.

Futsal: O BENFICA acorda para esta nova época de Futsal com um dado adquirido: neste momento, é o Sporting quem tem a hegemonia deste desporto. Há que renovar esta equipa, perceber o que está mal corrigindo-o, fecharmo-nos e unirmo-nos para derrotar tudo e todos. Não há que ter medo de nada ! É preciso lutar para ultrapassarmos o Sporting em títulos nesta modalidade. Caso eles ganhem, farão o tri no campeonato, algo que só nós é que conseguimos desde que começámos a praticar esta modalidade e algo que o Sporting não consegue, neste modalidade, há 20 anos. Como tal, é preciso encarar esta época como uma época de recuperação da liderança nesta modalidade.

Hóquei em Patins: Já lá vão 10 anos seguidos que o campeonato é ganho pelo Porto. Felizmente que o BENFICA tem estado a acordar e a fazê-los tremer. Na época passada vencemos a Supertaça, a Taça CERS e demos luta até ao fim. No entanto, não chega. É preciso mais. Cada ano que passa os BENFIQUISTAS questionam-se: será este ? Bom, a verdade é que perdemos o Caio para o rival por razões estúpidas. Mas continuamos com uma excelente equipa e como conclusão apenas acrescento uma frase que ouvi uma vez quando era mais novo: “Cada minuto que passa é uma oportunidade para virar o rumo dos acontecimentos”.

Andebol: Nova época, novo treinador. Uma modalidade em que o BENFICA não tem uma tradição muito ganhadora, infelizmente. Mais uma vez, o espírito tem de ser aquele que referi acima: GANHAR e ponto final. Não interessa se fazem um bom jogo ou se a determinada altura do jogo tiveram uma vantagem de 10 pontos. O que interessa é ganhar. Nem que seja por um golo de diferença! Não me importava nada que o BENFICA ganhasse todos os jogos, no último minuto, por um golo. Desde que os ganhasse ficava feliz. Esta nova época deixa para trás 3 anos em que não ganhámos o campeonato, embora tenhamos ganho outras taças importantes. Como tal, concordo com a contratação de um novo treinador. Já estávamos todos esclarecidos que José António Silva não servia para treinador do BENFICA (um 2º lugar, um 3º lugar e um 4º lugar). Este ano, devido a esta mudança e aos resultados dos outros anos, o Andebol é a modalidade que tem de “mostrar mais serviço”, tanto a nível nacional, como a nível europeu, já que este ano vamos participar na Taça das Taças. No entanto, reafirmo o que disse no Basquetebol, nenhuma eliminatória europeia vale um Campeonato, um título, uma taça.

Pedro B
SLB É O REI DO MUNDO

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Concordo contigo Pedro. Esta época é muito importante em todos os aspectos.
E sem dúvida que o espírito tem de ser o de ganhar, ganhar, ganhar.
Sonho com o ano em que ganhemos em todas as modalidades.

Abraço.

Anónimo disse...

Eu sonho que esse ano seja repetido muitas vezes. E qual é o propósito de viver se não for o de lutar pelos nossos sonhos ? :)

Tiago Godinho disse...

Excelente análise do Pedro. Temos que inverter a mentalidade do clube e acrescento dos adeptos...é incompreensível, principalmente nas modalidades, desejar titulos e depois não encher os pavilhões, mesmo quando as equipas chegam às finais.

Anónimo disse...

patriarca disse:


A proxima época tem de ser Encarada com a NOSSA Dignidade, mas com pujança, com querer, vontade mórbida de ganhar, com ganas de vencer todos os adversários que se nos apresentem, não termos receio NENHUM da Porcaria, jogarmos com lizura de procedimentos, mas quando for com OS PORTOS Adoptarmos o modo deles jogarem, enfrentá-los SEM NENHUM RECEIO, mas sim METER-LHES MEDO, pois se entrarmos a ganhar na Liga e mantermo-nos na Frente, isso só por si FAZ TREMER O SISTEMA, para que no final da época possamos DERRUBÁ-LOS do SEU Pedestal CORRUPTO e nós SÓCIOS e Adeptos do Benfica nunca discorarmos o Apoio TOTAL ao Glorioso e em TODAS as Circunstancias, porque o MAIOR Murro no focinho daqueles Corruptos Assumidos é ganharmos jogo a joga e mantermo-nos na Vanguarda, isso para eles é terrivel, porque tendo como têm o Sistema Corrupto Arbitral e mesmo assim não nos conseguirem vencer é a pior veneno que lhes podemos dar. Portanto Benfiquistas vamos lá APOIAR o Nosso Benfica para que no Final termos o RETORNO do nosso Apoio qué é a Consagração do Titulo, que como as coisas estão e o Sistema Mafioso Corrupto Mais Activo que nunca, não vai ser fácil.