maio 20, 2011

Projecto com inicio nos adeptos

Caro Adepto,

Martin Luther King disse um dia: “O mais preocupante não é o grito dos que não têm crédito nem ética. O mais preocupante é o silêncio dos bons.”
Tem a ver com o Sport Lisboa e Benfica.
Todos nós formamos uma opinião mais ou menos perante aquilo que lemos e ouvimos, e o nosso clube para não variar, tem uma politica de comunicação com os seus adeptos insuficiente, logo a opinião que formamos invariavelmente não é a mais agradável.



Do lado do clube, vemos muitas coisas que podiam melhorar, se simplesmente não fossem tão adversos a informações negativas, pois hoje em dia, além de se desvalorizar os resultados menos bons, esconde-se essa informação para não melindrar os profissionais. Mas estamos muito longe, somos informados indirectamente por órgãos de comunicação social acerca da vida do nosso clube, somos levados muitas vezes a discutir assuntos que nem verdade são, perdemos tempo e desviamo-nos daquilo que é essencial, apoiar o clube de forma a que não tenha uma imagem tão frágil e de incapacidade para lidar com desinformação.



Mas mais grave do que isso é o Sport Lisboa e Benfica ser um baluarte da democracia e hoje em dia vive dias de clausura, sem opiniões diferentes e divergentes. Um clube monstruoso não pode funcionar sem uma massa crítica e actualizada dos acontecimentos que existem no dia-a-dia desportivo. Por outro lado esta incapacidade de diversidade existe uma falta de cultura de objectivos e metas em alta competição. Existe uma gritante falta de estudo da valia dos adversários e parte-se para competição com desvantagens impensáveis numa era das tecnologias da informação.




O Sport Lisboa e Benfica tem a dimensão actual, porque foi sempre à procura de algo mais daquilo que era possível ter e ser. O Sport Lisboa e Benfica tem que ter os adeptos organizados e a exigirem resultados e exibições convincentes e profissionais. O SL Benfica tem que impor metas e objectivos depois de analisadas as competições e os adversários que vão defrontar. O SL Benfica tem que informar os seus adeptos de uma forma clara e concisa. O SL Benfica tem que ouvir os seus adeptos e a sua opinião tem que ser válida. O SL Benfica precisa dos adeptos, para poderem ajudar a equilibrar a balança da informação na comunicação social…



O SL Benfica precisa de um projecto com início nos adeptos.
Com isto não quero tirar nem o mérito nem o espaço dos NN, Diabos vermelhos ou outro grupo de apoio, simplesmente é necessária uma associação de adeptos organizada para fazer face a tanta desinformação e pouca objectividade nas competições. Até porque a forma pensada para a associação não irá desenraizar ninguém dos seus hábitos nos estádios ou nos pavilhões, é outro tipo de trabalho.



Para fazer outro tipo de trabalho organizado, fora do estádio e dos pavilhões, um trabalho conjunto em prol do Sport Lisboa e Benfica. Está na forja o início de uma Associação de adeptos, de apoio ao SL BENFICA. Não pretende colocar ninguém na estrutura do clube, não pretende retirar ninguém da estrutura do clube (por enquanto), não é para GANHAR dinheiro, é por voluntariado, e é dentro do quadro da responsabilidade social que devemos ter perante um baluarte do desporto a nível mundial, é possível se simplesmente nós oferecermos um pouco do nosso tempo a analisar e a partilhar informação de forma, a que a informação que venha a sair, seja credível, real, objectiva e concisa, mas um produto concertado de um conjunto de adeptos e não acções isoladas e dispersas.



Precisamos de Benfiquistas que queiram fazer algo pelo clube, activos, com ideias e opiniões, e que sintam que podem fazer algo para uma melhor performance do clube.



Lanço um repto aos gloriosos adeptos a juntarem-se à causa.
Quem estiver interessado, na barra lateral existe um conjunto de documentos que devem consultar para se inteirarem melhor do âmbito do projecto e daquilo que ele pretende ser.



Santana de Azevedo


E PLURIBUS UNUM

6 comentários:

Anónimo disse...

Desconheço ainda o projecto. Não sei se concordo ou não, mas no fundo o texto escrito em cima só diz uma coisa... Não basta ao sócio do Benfica ser sócio é preciso merece-lo.

Gostei da ideia, apesar de ainda não ter lido os documentos em anexo. mas irei ler com todo o cuidado.

Pelo menos para já, os meus parabéns pela iniciativa. Que ela não se desvirtue.

Seismilhoesum disse...

Mas a frase do Martin Luther King, adaptada aos assobiadores que vão principalmente ao estádio da Luz mas também aos outros, é: O que é preocupante não é o silêncio dos bons (adeptos), é o assobio dos maus (adeptos).
Dito isto, julgo que o principal é, caso se ache que se está a jogar mal, só assobiar ao intervalo, para demonstrar descontentamento, ou no fim. Durante os jogos, assobiar, é ajudar os adversários e os inimigos (andrades e sucursais)

Tiago disse...

Gostava de participar, como é que vos posso contactar?

Saudações Vermelhas e Brancas

Anónimo disse...

Se tiver um rumo certo de se fazer tudo pelo clube e sem desvios, tipo, apoio ou não à Direcção do próprio clube e coisas semelhantes, estarei interessado em participar.
Espero por mais novidades desta Associação.

Sempre SL BENFICA!

Miguel

Anónimo disse...

Sou um adepto do Benfica há muito muito tempo. Sou relativamente jovem, 27 anos. Ficou-me na memória aquela época 93/94, que para mim vai ficar sempre marcada na memória pela história, jogadores e mística que existia naquele tempo.
Sou sócio há mais 5 anos (recente, eu sei), sou espectador assíduo no estádio, e depois de ver ao vivo o Porto humilhar-nos em casa, senti-me mais benfiquista que nunca.
Senti uma vontade enorme de ajudar a servir o meu clube, o nosso SLBenfica.

Caros membros desta associação, fica desde já o meu apoio, e conto com os vossos esclarecimentos para que nos possamos inscrever nessa iniciativa, que tal como foi aqui escrito, desejo que não seja algo para "destruir" direcções, mas sim que seja uma iniciativa que ajude e que seja um pilar no sucesso do nosso clube.

Ficarei a aguardar.

RM

Anónimo disse...

Olá. Adorei o blog, a ideia, o projecto em si. Consultei os ficheiros anexados no canto superior direito do blog e fiquei agradado com o que vi.

Gostaria (e quero) participar, ajudar, cooperar, fazer parte, colaborar. Tenho total disponibilidade. Sou sócio. Para mais informações que sejam precisas eu fornecer, gostaria que quem gere o blog me eslcarecesse como é que vos contacto mais pessoalmente. Isto porque quando clico em "enviar uma mensagem" no lado direito onde diz para se contactar não consigo enviar nada. Agradeceria uma resposta rápida pois tenho todo o interesse em participar no dia 4 de Junho na reunião.

Obrigado.E um abraço a todos.