maio 15, 2011

Aos gloriosos adeptos

Saudações ao pessoal,

Devolvi o clube aos sócios, hoje são os sócios que decidem, são eles que sabem o que é melhor para o clube - Presidente do SL Benfica, 09-05-2011

Dá-me legitimidade como adepto de considerar o seguinte:

Terminou a época finalmente e não felismente como nós adeptos pretendíamos.
Depois de um ano de futebol praticado que devia ser a regra neste clube (o ano passado), apresentámos uma regressão inacreditavel na qualidade do espectaculo.
Mas não foi só a esse nível que falhámos, sobretudo não conseguimos porque fomos pouco competitivos e ambiciosos. Direcção, equipa técnica e jogadores sempre tiveram aquilo que é necessário para GANHAR! O Apoio destes grandiosos adeptos.
Este filme do futebol, aliado também em quase todas as modalidades exceptuando o Hoquei (que por sinal era o elo mais fraco de todos), leva-me a uma conclusão:
- Houve decisões que foram tomadas de ânimo leve, pois só consideraram o poderio da própria equipa e nem se preocuparam em estudar a valia dos adversários.

Pegando no filme desta época e nas declarações dos nossos dirigentes, está na altura de mudar o paradigma da gestão do nosso clube.

Temos que mudar o conceito, embora se possa aproveitar as boas práticas.
Os dirigentes não podem ter todas as decisões, nem tomar todas as opções.
O diálogo com a massa associativa deve ser mais regular e directo.
Os adeptos têm sobretudo que se organizar para pedir explicações pelo que não vai tão bem no clube, pois a opinião de milhares de pessoas valem mais que uma só.

Temos definitivamente que deixar o lado passivo e passar a fazer algo.

Está na altura de "darmos o grito pessoal" mas não pode ser de maneira nenhuma de forma desorganizada. Temos que dar o exemplo e conseguir sermos organizados.
Se conseguirmos ser organizados, podemos ser uma máquina monstruosa e imparavel.
Mas quanto maiores são as máquinas, mais engrenagens e mais peças têm, são mais dificeis de por a andar.

Nem tudo foi mau nestes ultimos 10 anos, pelo menos olhando para o futuro, à 10 anos, tinha mais dificuldades em ver uma equipa ganhadora que hoje, olhando para o futuro, consigo ver mais capacidades para GANHAR do que há 10 anos atrás...mas não com os adeptos a deixarem a direcção e a equipa técnica fazer tudo. E pegando nas palavras do presidente na sua ultima entrevista, que talvez passasse despercebido, ninguém mencionou, o SL Benfica é dos adeptos, e eles também devem ser parte da solução.
Está na hora dos adeptos tomarem a iniciativa. E a iniciativa que eu dou é existir uma associação de adeptos que faça chegar a quem de direito todos os nossos pontos de vista.
Uma associação de adeptos activos e organizados de forma a diagnosticar os problemas e a alertar a direcção nesse sentido.
A de fazer chegar opiniões válidas e inequivocas sobre a realidade do desporto em geral e da competição no clube, que às vezes por certos profissionais é tratado como mais um no curriculo e mais nada. Não pode ser assim.
Nós os adeptos é que temos que estabelecer metas e objectivos, temos que ser exigentes e esperar nada menos que a excelência.
Temos que elevar no minimo para o dobro a nossa capacidade competitiva, e quando falo neste aspecto não é só gastar mais dinheiro, é potenciar aquilo que temos.

Os adeptos têm que se organizar, têm que exigir uma determinada fasquia, têm que fiscalizar e têm que mostrar o seu ponto de vista sempre que seja necessário.

Adeptos, está na hora de fazer algo diferente, esta formula chega à fase decisiva e treme e nós queremos é os titulos TODOS, quer dizer que se deixa ficar o que está bem feito, e melhora-se aquilo que é necessário, vamos trabalhar para isso!

Vamos mas é ser parte da máquina antes que o marasmo nos faça abdicar da única coisa que nos distingue dos outros, a ambição, mas uma ambição com mérito e saudavel.

0 comentários: