maio 29, 2011

Como é que podemos ter + Benfica?...


Saudações ao pessoal,

O SL Benfica não é futebol e modalidades.
O SL Benfica é um todo, todas as modalidades têm a mesma responsabilidade e importância, não se pode negar que o futebol pesa cerca de 80% do orçamento global, mas o SL Benfica devia ter uma percentagemn fixa das receitas globais do clube.

O futebol carrega o peso mediático, a importância que isso corresponde.
Mas o SL Benfica, gerido de forma razoavel a nivel desportivo, se fosse ainda mais competitivo, gerava ainda mais receitas.

Com mais receitas, pode-se criar condições para que o clube DEFINITIVAMENTE produza regularmente e tire proveito do que forma.
Não há outra hipotese de sucesso duradouro.
Jogador que não está cá desde os 10 ou 15 anos, ouve propostas de Espanha e Ingleterra e vai na cantiga. Se houver produção interna, o jogadores têm uma afinidade maior e pode ser mais jogador à Benfica.

Não se trata de arrasar tudo o que já foi feito, mas é exigir mais e melhor com os mesmos recursos em primeiro lugar, depois tentar superar esse investimento, e por ultimo se der para rentabilizar era optimo.

Com uma formação forte a nível técnico, podemos se calhar potenciar o jogador A ou B, muito mais durante aquele periodo de formação do que muitos tecnicos fazem hoje em dia com os nossos jovens.

Tem que ser um projecto focado no percurso inteiro da formação, o modelo de jogo, a selecção dos melhores, a potencialização das suas capacidades.

Se o SL Benfica quiser mais no amanhã, tem que dar as melhores condições aos atletas que tem ao seu dispor, tem muitas vezes que ir buscar lá fora as melhores opções, têm que ser projectos sustentados por 10 e 15 anos, pois é uma aposta para o futuro e ano após ano tem que ir melhorando o seu nível.

O SL Benfica tem que se preocupar não só com a formação do futebol, mas com todas as modalidades, dar-lhes projecção, visibilidade, acessibilidade.
Mas o futebol, mesmo o de formação, dá muitas vezes a abada em valores utilizados a seniores de outras modalidades, e tem que definitivamente alinhar no sucesso.
Os supostamente melhores jogadores nacionais de escalão têm que ser potenciados pelos melhores técnicos, querer chegar ao sucesso com compadrios e com cunhas tanto em jogadores, como em técnicos, não é o melhor caminho para o sucesso.
O melhor caminho para o sucesso e termos muito mais SL Benfica que temos hoje em dia, é atinar definitivamente com a formação...e para isso, talvez não seja necessário pagar mais, temos que não investir à toa nos jogadores mistério, que vêm para ver se pegam, muitas vezes anualmente a custar 5 milhões de euros e que é recursos que não trazem nenhum retorno.
Com 5 milhões de euros temos a formação toda cheia de bons jogadores e técnicos competentes, de forma a que possa finalmente proporcionar aos adeptos do SL BENFICA, aquilo que esperam à muitos anos, 80% de vitórias nas competições, em vez dos actuais 20 %.

Continuar a lutar é a nossa forma de estar.

1 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Amigo Santana, passei a mensagem para o Grupo Glorioso e poderei passá-la também no meu Blog se achares por bem.
Aguardo!

Abraço.