março 09, 2010

Não vás mais longe...

Saudações ao pessoal,
Estas entradas estão cada vez mais dificeis, por duas razões distintas, mas que se complementam.
Não escrevo mais essencialmente por falta de tempo, mas outra das razões que me levam a ficar quieto, é a de estar muito bem representado na bloguesfera.
Tenho muitos companheiros de luta, que focam muitos e variados temas, cada vez com mais qualidade.
Não escrevo, mas revejo-me nas observações.

Contudo, e com o objectivo de reforçar toda uma comunidade, que vê e ouve muito bem, tem um certo ar de imparcialidade, venho alertar para um aspecto, que insignificante e mesquinho, mostra muito bem do real "neandertalismo" de certas mentalidades.

Toda a gente sabe, que num país civilizado, onde as coisas são transparentes, e tratadas com boa fé, quando duas equipas estão empatadas na classificação, com os mesmos pontos, a diferença pode-se fazer de duas formas:
1-ª - Pelos confronto directo.
2.ª - Pelo goal-average, a diferença para melhor, da relação entre golos marcados e sofidos.

É natural o sitema de desempate ser os jogos entre si, o confronto directo, quando as equipas já jogaram os dois jogos entre elas.
Pela lógica, enquanto que não jogarem os dois jogos, o melhor classificado, mesmo que tenha um score parcial desfavorável, pois pode sempre inverter a situação, no segundo jogo entre ambos, será melhore nquanto não jogarem os dois jogos entre eles, ser o melhor classificado o que tem melhor goal-average, apesar de ter um resultado desfavoravel entre ambos que se encontram com os mesmos pontos.

Não vás mais longe, vai só a Espanha e vê a classificação, depois lembra-te do resultado entre as duas equipas,
Jornada 12 (29 Nov 2009)
Barcelona 1 Real Madrid 0


e explica-me, porque é que os critérios mudam, baseadas no mesmo desporto e nas mesmas leis de jogo, em Portugal e em Espanha.
Se não são iguais, porque é que não são?

Bem, via Eurosport, chegou-me a informação que existe um empate entre o 2.º e o 3.º em Inglaterra, são o Chelsea e o Arsenal, qual foi o seu confronto directo?
Espera aí, desta vez, o Chelsea ganhou, tem menos um jogo e está com melhor goal-average, qual é o critério? Pois, não sabemos, mas com menos jogos tem a melhor melhor classificação, ah é?...

Será que em Portugal é que se fez bem ao colocar o SC Braga TODAS as jonadas após a roubalheira na pedreira, em 1.º lugar mas com menos goal-average, ou mesmo com o SL Benfica com menos um jogo, mas com os mesmos pontos, na 2.ª posição da tabela?

Este é um pequeno exemplo que mostra que o Sport Lisboa e Benfica, se tivesse a jogar em Espanha, estava classificado em 1.º TODAS as jornadas que esteve empatado em pontos com o SC Braga e com melhor goal-average apesar da desvantagem do confronto directo, se estivesse a jogar em Inglaterra, com menos um jogo estava também em 1.º lugar...em Portugal toda a imprensa deu sem excepção o SC Braga como 1.º classificado sempre nas duas situações mencionadas.

Há regras misteriosas a mais no futebol Português, e não acho que seja só mau perder, é mesmo doentio...

Somos de um clube que na luta com fervor, nunca encontrou rival, porque quando entra em campo, entra para GANHAR!

0 comentários: