novembro 14, 2009

Selecção...Sim ou não?

Saudações ao pessoal

Então como é? Selecção sim? Selecção não?

Antes de mais, o país que nos acolhe deve ter sempre o nosso apoio. Devemos defender sempre a nossa pátria, devemos defender as nossas cores e o nosso simbolo nacional.
Mas...
Mas isso é quando existe transparência e verticalidade nas pessoas e nas suas decisões. Portugal ultimamente não tem sido um verdadeiro país, apesar de pequeno, está fracturado por interesses superiores. Que interesses serão esses que se sobrepõem à nação que os representa? Que interesses serão esses mais importantes que os interesses da própria nação que representam?

É a sobrevivência meus caros...é a lei da vida.

Desde que Scolari deixou a selecção nacional, aquela verdadeira selecção que nos contagiou a todos, porque em todas as suas conferências de imprensa e em todos os jogos, subiam ao campo os melhores e jogavam os melhores, independentemente das cores que representavam, esfumou-se.

Scolari deixou uma herança tão boa, tão boa que os iluminados fizeram tábua rasa do seu trabalho, vindo nestes ultimos 2 anos a tentar contruir algo e aparentemente não tem sido conseguido, voltámos agora à década de 80 e vamos a um playoff de apuramento, tendo jogadores do melhor que há no mundo, coisa que não acontecia anteriormente.

Scolari também deixou uma herança pesada, pois as classificações que conseguiu não serão fáceis de igualar, muito menos se não existe transparência no discurso do seleccionador e nas suas opções de jogo.

Mais do que teorias da conspiração, desde que Scolari saiu, que eu como Português, me identifico cada vez menos com a "nossa" selecção, e não foi má fé da minha parte, foram muitos jogos vistos para chegar a esta conclusão.

Porque Portugal deve ser representado pelos melhores executantes da nação, deve ser apoiada incondicionalmente, não pode é ser tolerado um modus operandi que visa obter boas classificações mas que se baseiam nas seguintes permissas:

- Votar ao abandono os jogadores que vestem de vermelho e branco.
- Promover jogadores do mesmo nivel e até inferiores a alguns clubes que lhes permitem valorizar e vender os seus produtos.
- Com a obtenção da venda desses jogadores, participar na condicionação do desporto Português adulterando a verdade desportiva e ajudando outros a fazerem o mesmo.
- Convocar jogadores sem critério.
- Jogar como se fosse o "Arrentela" (com todo o respeito que este clube merece), tendo jogadores do Real Madrid, Chelsea, Man Utd...
- Naturalizar jogadores trintões, por incapacidade de aproveitar os recursos que temos.
- Falar como se percebesse alguma coisa de futebol, e agindo como não existindo melhor opção que a que foi tomada.
- Não ter indepenência para escolher os melhores, por a jogar os melhores.
Etc...

E no fim se as contas estiverem no negativo? Leva-se o jogo para o estádio da Luz, que é onde se obtém a melhor receita, convoca-se um jogador do clube, para silenciar os mais irritadiços, mas a convocatória está cheia de jogadores mediocres e sem categoria, pois só assim se mantém o cargo de treinador, nem é com bons resultados, isso não é importante.

Selecção sim ou não?

Selecção sim, mas esta amostra de selecção não.
Selecção sim, mesmo assim não desejo nenhum mal. Mas não devia ser uma selecção minoritária que vai disputar o playoff, devia ser a selecção da MAIORIA, pois só assim se conseguem resultados como na época do Felipão.
Selecção sim mas verdadeiramente Portuguesa, não uma selecção ocupada por alguns e só para seu proveito.
Selecção sempre, mas com pessoas dignas à frente dos seus destinos.
Selecção claro, mas não tentem fazer aos Portugueses o mesmo que Goebels fazia aos Alemães antes da 2.ª guerra mundial, ou que o ministro de informação do Iraque fazia ao mundo inteiro momentos após ter sido invadido pelos USA.
Selecção pois, mas não tirem a pinta de otários aos Portugueses, porque se o estádio da Luz encher, é com familias e pessoas que nem ligam muito ao futebol e que não estão por dentro das trafulhices que se fazem.

Selecção sim, mas com identidade.
Selecção sim, mas com espinha dorsal.
Selecção sim, mas imparcial...algo que no consulado da marioneta Queirós será muito pouco provavel, assim como repetir as classificações do Sargentão.

Mas mesmo assim selecção sim, não lhes desejo mal nenhum, mas se não se conseguirem qualificar, olhem bem para a minha cara de preocupado...


0 comentários: