janeiro 25, 2013

SL Benfica = Jogar sempre para GANHAR...

Saudações Vermelhas e Brancas!

Lá vamos nós ter que GANHAR o jogo no campo do SC Braga, já que não sabemos jogar de outra forma, pode ser que se consiga manter a senda vitoriosa que estamos a percorrer.

Estando nós adeptos habituados a suportar algumas épocas de uma mediocridade impressionante, também sabemos que em outras épocas, mesmo com os pequenos handicps de faltar um ou outro jogador, fomos sempre empurrados para baixo na altura mais conveniente. Especialmente no confronto direto com as equipas mais difíceis. Tivemos lá toda a artilharia do apito, que aliado a alguma falta de astúcia, fizeram campeão anos e anos o único clube verdadeiramente corrupto no historial do futebol português. Houve anos, que bastavam uns pequenos falhanços e pimba, lá vinha um desdentado qualquer fazer o serviço do costume, impedir o SL Benfica de GANHAR.

Desde o início da época temos vindo a observar uma equipa a ser empurrada para cima à descarada, estamos num país de brandos costumes e por aqui a vigarice é considerada um dom. Tantas e tantas são as loas à corrupção, que ajudam a perpetuar uma forma criminosa de estar no desporto. Parece que é a receita dos últimos anos. Vamos que ir até ao fim e ser perfeitos, porque já sabemos quem tem muito menos dificuldade nos jogos. 

Mas esta época, sinceramente, nem me passa pela cabeça jogar de outra forma, que não seja declaradamente jogar para GANHAR cada jogo. Por diferentes razões.

Esta época, não tem jogado o Aimar, continuamos a ganhar.
Esta época, não tem jogado o Luisão, continuamos a ganhar.
Esta época, não tem jogado o Garay, continuamos a ganhar.
Esta época, não tem jogado o Martins, continuamos a ganhar.
Esta época, não tem jogado o Rodrigo, continuamos a ganhar.

Pela primeira vez em muitos anos, falta um jogador ou dois e não se sente a falta dele, a equipa continua a produzir. Há muitos jogadores com nível semelhante.

Esta época, temos rodado sempre bastantes jogadores nas Taças Nacionais (Liga e Portugal). Chegámos ao último jogo da Taça da Liga e não jogaram três jogadores fundamentais, Garay, Cardozo e Matic. Chegámos ao jogo com o Aves e rodámos imenso. Por consequência, a titularidade de alguns jogadores não é absoluta e dá para manter sempre o mesmo ritmo e dinâmica, por não termos um simples onze titular, mas sim com um plantel de 18/20 jogadores sólidos e que qualquer um deles faz bem o lugar na equipa.

Há muitos anos, não via esta regularidade de resultados, apesar das mudanças constantes no onze titular. Estou verdadeiramente fã deste SL Benfica, espero que continue até ao fim a surpreender-nos com números a condizer com a nossa grandeza.

Agora para o fim, só um momento didático, já que nem tudo são boas notícias, no jogo com o Moreirense, o sr. apitador do Moreirense 0-2 SL Benfica, ausentou-se durante o seguinte lance: mão na bola, dentro da área aos 63m45s de jogo.

Mão na bola dentro da área, está nas leis de jogo, deve ser penalti e amarelo, visto ter sido um gesto deliberado e intencional.

Os agentes de futebol cá no país, pelos vistos não conhecem as leis de jogo, eu sei que vão para dentro de campo equipados a rigor, levam o apito na boca, andam por ali a correr, fazem os gestos, mas esquecem-se que a função deles é aplicar as leis de jogo, chega o momento da verdade e ausentam-se, tornam-se no adepto da equipa da casa, olham para o lance e não vêem nada quando não convém.

Sei que foi um lance rápido, só aqueles que estavam mesmo atentos ao jogo, conseguiram ver o lance logo à primeira, mas se foi o caso, não há dúvidas, apenas vos deixo as imagens todas a provar que o sr. apitador, não exerceu a sua função no jogo, pelos vistos tem graves problemas de análise tão simples, já que aquilo que fez foi antidesportivo.

Estas 3 imagens ocorrem num espaço de um segundo (por isso, muitos nem se aperceberam à primeira), logo há um antes, durante e depois.

Imagem 1 - A bola vai ser tocada pelos dois jogadores, os dois jogadores estão a olhar para a bola, os braços dos jogadores estão na posição correta. Mas vai haver ressalto, os jogadores sabem isso, o defesa, que é pago para defender, o que é que vai fazer para minimizar o ângulo por onde a bola pode passar por cima dele? já que por trás, está a baliza...que vai ele fazer?
 
 
 
 
Imagem 2 - Levantar o braço! Claro que os jogadores estão a olhar para a bola, mas reparem no braço direito em relação à imagem anterior, e já agora quem está de amarelo de frente para o lance a ver tudo desde o início (o segundo anterior) ?, perante esta alteração de braços rapidíssima, vai dizer que levantou o braço para se equilibrar, ou para perguntar alguma coisa, tipo sala de aula?...
 
 
 
 
 
3 - Claro que a bola bateu-lhe no braço e a trajetória foi intencionalmente desviada, senão, como é que o espaço de um misero segundo (reparem no tempo de jogo), ele muda a posição do braço tão convictamente?
 
 
Como é que é possível, um agente desportivo, o sr. com o apito na boca, pago para aplicar as leis de jogo, não fazer nada neste lance?
 
Vendo o lance da primeira fila, ali tão perto como se costuma dizer, lá por ter sido muito rápido, foi super descarado, só um pobre de espírito não assinala um lance daqueles, se ele fosse pelo livro, teria que ter apitado logo que a bola lhe toca na mão, visto que viu muito bem o que ele fez e com que intenção fez.
 
Moral da história, num jogo nivelado, estes detalhes, provocado por estas "ausências", podem fazer mossa, por isso, temos que jogar pelo seguro e fazer sempre o melhor para GANHAR, visto que as leis de jogo não são iguais para todos.
 
Força SL Benfica, joga para GANHAR!

0 comentários: