junho 21, 2011

Balanço da época 2010/2011 do Sport Lisboa e Benfica

Agora que finalmente(!) a época terminou, com a derrota da equipa de futsal no sábado, é tempo de fazer um balanço sobre o que foi acontecendo ao longo da época.

A época de 2010/2011 prometia ser de vital importância para o futuro do clube. As modalidades de futebol e futsal tinham tido resultados extremamente positivos. O futebol tinha ganho o campeonato de forma brilhante, empolgando com a qualidade do seu jogo e o futsal tinha conquistado pela primeira vez de forma épica a UEFA Futsal Cup, o equivalente à Liga dos Campeões da modalidade. O Benfica tinha a oportunidade de virar uma página no futebol português, começar um novo ciclo, em que as vitórias do Benfica fossem a normalidade. No entanto, pelas declaraçoes de Jorge Jesus e LFV no final da época 2009/2010 cedo houve quem previsse o desastre que viria mais tarde a acontecer.

A época de 2010/2011 acabou por ser uma época péssima a todos os níveis, não só na modalidade principal como na maioria das outras modalidades. Para dar um melhor enquadramento, vou analisar as principais modalidades do clube individualmente:

Futebol – Um ano terrível em toda a linha. A época começava com um escaldante Benfica-Porto a contar para a Supertaça. O treinador campeão ia defrontar um treinador que tinha apenas uma época ao serviço da Académica para colocar no seu currículo de treinador principal. Quem vencesse ganharia embalagem para começar o ano em cheio. E perante este jogo essencial, o Benfica relaxou, achou que venceria apenas por comparecer em campo, e deu-se mal. Encheu de confinaça uma equipa que tinha a moral em baixo e um treinador inexperiente, e deu-lhes um empurrão para o que seria uma época fantástica do Porto. Olhando apenas para as estatísticas finais, até se poderia dizer que o ano do Benfica nao foi mau: um 2º lugar, uma meia-final europeia, uma meia-final na Taça de Portugal e a conquista da Taça da Liga. Mas houve demasiadas humilhações para se olhar apenas para isto. As 4(!!!) derrotas com o Porto esta época, 2 no Estadio da Luz que entregaram o campeonato e uma taça, a da Supertaça e ainda os humilhantes 5-0, a perca de uma eliminatoria histórica para o clube com o SC Braga, a distância para o 1º lugar, o pior arranque de sempre no campeonato, a campanha deprimente na Liga dos Campeões, foram estas situações que definiram a época do Benfica no futebol.

Futsal- O que começou por ser uma grande época com o recorde de pontos na fase regular e a passagem à final four da UEFA Futsal Cup acabou por ser uma fiel cópia do futebol do Benfica.
Não conseguimos ganhar nenhum dos jogos da final four, perdemos a Taça de Portugal para o nosso grande rival da modalidade, o Sporting, e no sábado perdemos o campeonato para o mesmo rival num recorde histórico de apenas 3 jogos em 5 possíveis, perdendo 2 jogos no nosso pavilhão.

Basket- Nao percebo tanto desta modalidade, mas pelo que sei vencemos a Taça Hugo Santos, uma espécie de Taça da Liga do basket, e a Supertaça. Alem disso, conseguimos chegar a uma fase mais avançada da EuroChallenge do que se esperava da equipa do Benfica. No entanto, o ultimo lugar na Supertaça Compal foi um sinal de que a equipa nao estaria tão fresca, e acabou por ficar em 2º na fase regular, o que acabou por se revelar decisivo na decisão do título. Perdemos por 4-3 a final do campeonato com o Porto. Não conseguimos mostrar atitude, e cada deslocação ao Dragao Caixa foi uma facada penosa para os que foram vendo os jogos.

Vólei- Vencemos a Taça de Portugal, mas acabámos por capitular na conquista da dobradinha e perdemos o campeonato para a equipa da Fonte Bastardo em 2 jogos.

Andebol- Vencemos a Taça de Portugal e a Supertaça, para além de termos chegado à final da Taça Challenge.

Hoquei- Por último o hóquei. Deixei esta modalidade para o fim pois parece-me que foi a modalidade em que o Benfica teve melhor prestação. Vencemos a Supertaça e obtivemos uma vitória épica da Taça CERS, o equivalente à Liga Europa em comparação com o futebol.

Numa análise generalizada, dá para ver que foi um ano péssimo, pois nenhuma das modalidades conseguiu vencer o campeonato nacional,e estivemos presentes em várias finais mas as vitórias foram poucas.
Um ano que todos os benfiquistas ficam aliviados de ter chegado ao final. A questão que temos de colocar é, será a época que vem aí tão má como foi esta? Seria demasiado mau para ser verdade.
Tiago S. (Saviolafication)

3 comentários:

Pedro Alves Pereira disse...

Sobre a época que passou já muito foi dito e já se conseguiu apurar o que correu MAL, o que fez com que esta época fosse simplesmente desastrosa. (Sim, sou muito exigente).

No que diz respeito às modalidades apenas acompanho o Futsal.
Já sou fã da modalidade desde os tempos da equipa do Correio da Manhã que deu origem à equipa do SLBenfica. Não consegui compreender a saída do André Lima, um símbolo da equipa, um treinador que foi campeão europeu, para dar lugar a um treinador que nos momentos decisivos simplesmente não foi capaz de motivar e transformar a o grupo de jogadores numa equipa vencedora (Será que os jogadores quiseram castigar a direcção por esta ter corrido com o seu amigo do cargo de treinador?! Admiravam-se?!)
Vejo a equipa de futsal com uma equipa a necessitar de renovação.

Sobre o futebol, espero que esta época seja mais coerente no que diz respeito a aquisições e não se andem a comprar jogadores de 6 milhões para depois emprestar ou melhor ainda, não ter extremos e andar com Urreta emprestado para não jogar, assim como a contracção de Menezes, Fernandez (assim como outros). Sei que os jornais desportivos entram em muita especulação, a qual é boa para vender jornais, mas má para o poder negocial dos clubes e aqui os empresários têm culpas no cartório (e muitas), pois eles querem as maiores comissões possíveis, no entanto esta especulação e fugas de informação encarece os jogadores e arruína negócios.
Espero que não tenhamos um camião de jogadores para emprestar, pois estamos a contratar, sem que existam saídas.
Custa-me também ver a desorganização da estrutura do futebol, a entrada de António Carraça, quando à uns tempos "nao servia".

Conto que a próxima época seja mil vezes melhor que a actual, com uma estrutura de futebol organizada, com um plantel equilibrado sem contratações para encher chouriços, pois podemos evitar esse tipo de contratação com uma forte aposta na formação.

P.S - Vou agora ver a apresentação dos jogadores da nossa formação que vão estar incluídos (vamos lá ver se vão mesmo ser integrados).

PAP

Anónimo disse...

Caro Pedro, toda a exigência do mundo para com o BENFICA é pouco.

Pedro Alves Pereira disse...

Caro Anónimo,

Exigência mas com organização, no entanto se exigimos também temos que dar, vejo o que se passa em Inglaterra e amava ver isso na Luz, clubes com o Liverpool que mesmo quando perdem apoiam a equipa...

Isso sim, verdadeiro amor ao Clube...