agosto 08, 2009

O RESPEITO

Saudações Vermelhas e Brancas!

A UEFA em 2008 (durante o campeonato da Europa) iniciou um périplo pelo RESPEITO.

Como se pode verificar, tem que haver para a UEFA, RESPEITO pelo jogo, RESPEITO pela diversidade e RESPEITO pelo ambiente.
Muito bem, achamos uma medida actual e virada construtivamente para o futuro.
No entanto, cá em Portugal, acho muito difícil que sem ser o merchandising alusivo ao ideal, passe mais alguma coisa. Não estamos preparados para a mentalidade do século XXI, e ainda mais grave, não a queremos. Vivemos num país da Europa com regras muito ténues, mais ao estilo de 3.º mundo...

A UEFA de vez em quando tem boas ideias, mas ficam só por aí, por isso mesmo...Claro que faz cumprir "mais ou menos os regulamentos", mas abre algumas excepções duvidosas. E no nosso país temos o exemplo perfeito, do que é adulterar a verdade e continuar "de peito feito" ou "como se fossem os ossos do ofício". É quase oficial, tamanha a mini saia usada pelos queques às riscas quando falam do chulo.

Mas ainda pior, é que pelos vistos existe muita gente que considera que tem que ser assim e não de outra maneira.

Quando vamos a um jogo, vamos com intenção de ser prejudicados e impedidos de jogar o que as leis permitem?
Quando estamos a desfrutar de um espectáculo, querem que o adulterem e sirvam algo "premeditado", "programado" ou "mal intencionado"?

Temos ao nosso alcance ciências exactas que demonstram que A + B é impossível ter esse quociente ou essa percentagem tão má de decisões dos árbitros, da justiça, do dopping, das federações etc...


O expoente máximo da falta de RESPEITO pelo Sport Lisboa e Benfica, na época que findou, nem foi o ter sido roubado, porque isso é normal, agora a verdadeira falta de respeito é ser a EQUIPA MAIS INDISCIPLINADA, a última na tabela fair-play...deve ter sido o extase...da verdade, não?


Todos os assuntos envolvidos podem ser estudados e daí serem tiradas conclusões.
Acredito plenamente que pode ser demonstrada científicamente a tese que algo se passa e de muito grave, e que não faz nada bem ao desporto em Portugal...

E são respostas lógicas baseadas em formúlas matemáticas...


Partindo desta permissa, o RESPEITO, é algo que deve ser efectivo ao Sport Lisboa e Benfica, só assim poderemos nós Benfiquistas aspirar a algo de positivo.
O Respeito consegue-se Respeitando os outros (adversários), acreditar no trabalho da nossa equipa, apoiar a nossa equipa em competição.
Não se pode dar a minima margem para que exista a falta de RESPEITO que é notória por vários agentes e adversários. Temos que impor RESPEITO, e não é calar ninguém.
Queremos viver em Democracia, no entanto existe um limite naquilo que se pode comunicar, e esse limite é o ponto ao qual o adepto do Sport Lisboa e Benfica se sente lesado e defraudado com a aplicação das leis de jogo e das restantes medidas que "parecem ser sempre" um toldo à verdade!
Temos que exigir mais RESPEITO, pelos menos as leis estão do nosso lado, agora temos que assegurar que as decisões também serão as que servem o interesse da verdade desportiva.


Para isso é necessário EXIGIR RESPEITO!


Durante o evento UEFA EURO 2008™, a UEFA comprometeu-se a suportar 5 projectos sociais, cada projecto é para um público-alvo específico, crianças em idade escolar, adeptos, e pessoais com necessidasdes especiais.

O Objectivo é transmitir uma ideia de forte componente social, de cidadania e humanitária.
A popularidade do jogo serve também para ajudar quem precisa e não só encher os bolsos a meia dúzia.
O expoente máximo da Responsabilidade Social (tão falada hoje em dia como se só agora fosse preciso perceber a importância dela na vida de todos nós) é o tão PROPAGANDEADO RESPEITO!

Respeito pelos adversários, pelos seus adeptos, pelos seus valores, pela sua cultura dentro ou fora do jogo.

A diferença e a Diversidade são o resultado do RESPEITO

"There must be respect for the difference and diversity that enriches our continent," ou
"In concrete terms, this means strengthening the fight against social ills such as racism, violence, xenophobia and homophobia, and reinforced backing for our partners who promote sport for the disabled. Emotions and respect - two words for a great football festival." said Mr Platini.

O slogan 'Football for All', ou "Unite Against Racism" também são os chavões da UEFA.


O RESPEITO pela diversidade é reconhecido pela UEFA.



"Certifiquem-se de que todos demonstram respeito pelo jogo, o vosso clube, os vossos jogadores, e talvez mais importante do que tudo, os vossos adeptos, pelos quais o clube é responsável nas competições europeias", afirmou. "Tenho de realçar em particular que o racismo não será tolerado. Esta época (09/10), qualquer comportamento racista resultará na suspensão do jogo ou no abandono do árbitro. Disto resultarão, subsequentemente, pesadas sanções disciplinares". Taylor, membro da UEFA.


Temos o nosso DIREITO de APOIAR!


O SL BENFICA SOMOS NÓS!


Peço ao pessoal para estar atento e denunciar as situações doa a quem doer...


Somos de um clube lutador e da maior força desportiva alguma vez encontrada neste mundo e arredores!

0 comentários: