abril 23, 2009

Agenda Setting

Saudações Vermelhas e Brancas!

Não sei se o pessoal sabe muito bem o que é a Agenda Setting, eu não sei científicamente o que é, mas posso dizer mais ou menos que é uma programação dos assuntos a tratar a sua prioridade e o seu timming de divulgação.
A propósito de quê?
A propósito da manipulação verificada cá em Portugal deste instrumento poderoso, que pode dar amplitude a um assunto ou fazê-lo cair no esquecimento, consoante for o tratamento dado.
Comecemos pelos acontecimentos recentes, vou dar 3 exemplos para dar uma ideia de como assim é mais difícil chegar lá:
- Final da Taça da Liga, e embora tenha existido um erro grave em prejuízo do Sporting CP, não se conseguiu discutir o resto dos lances desse jogo, por manifesta falta de poder na agenda setting da programação de desporto.
É que se entende a reclamação do Sporting CP, não se entende o nível que atingiu, nem a abordagem que teve, assim como os lances que foram "engulidos" pela pressão naquele assunto, neste caso já não interessava, pois o prejudicado seria o SL BENFICA.
- Jogo SL BENFICA- Académica, a tal expressão do Pedroto aplica-se na perfeição, ROUBO DE IGREJA.
Um golo mal anulado, um penati muito mais penalti que muitos já marcados etc...
O que se passou? Nos programas desportivos, sem razão aparente aparece o Queirós na 2.ª feira como tema central, na 3.ª feira a jogo do FC Porto contra o Manchester no dia a seguir.
Consequências? Nenhumas, foi normal, não houve barulho, toda a gente admitiu que houve erros graves, mas e daí? Oportunidade para falar no assunto, quase nenhumas, pois Queirós e o jogo no dia a seguir consumiram o tempo todo.
- Jogo Académica - FC Porto um dos penalties mais descarados que há memória, um golo muito duvidosamente mal inavalidado à Académica e resultado final 0-3.
Ok não foi 0-1, mas existem dois jogos iguais? pois é...
A comunicação social deu o relevo que devia ter a não marcação daquela grande penalidade? Falaram o tempo suficiente sobre os lances polémicos? Deram a cobertura que deveriam ter dado? Ainda para cumulo houve declarações de um jogador da Académica no sentido de esclarecimento, "o sr. árbitro disse para eu rematar porque tinha a lei da vantagem"...nunca supondo seuqer que existem regulamentos e esses dizem claramente que em lances de grande penalidade não existe essa lei...no minimo tenebroso este assunto...ou talvez não...depende é do emblema que o interprete.

Será coincidência estas abordagens diferentes, ou será que é uma cena tantas vezes repetida que nós já nos vamos habituando e já nem achamos errada?

0 comentários: